RELEASE

16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Acre vai sediar, pela primeira vez, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Nesta 16ª edição do encontro, marcado para o dia 26 de outubro, em Rio Branco, estarão presentes além de governadores dos noves estados que integram a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – e equipes técnicas de governo, governadores do Peru e da Bolívia, e do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia.

A participação de representantes dos outros três países sul-americanos se justifica pela pauta em comum que Brasil, Peru, Bolívia e Colômbia têm em áreas como meio ambiente e segurança. O convite para que as autoridades desses países participem das discussões do fórum partiu do governador Tião Viana (PT/AC).

Além de discutir assuntos nas áreas de Meio Ambiente, Comunicação e Segurança Pública, a 16º edição do Fórum de Governadores traz a criação da Câmara de Turismo. Além disso, outro ponto que merece destaque é que após a aprovação de criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no 15º Fórum, em Cuiabá (MT), as discussões devem avançar agora no sentido de definir o funcionamento do mesmo.

O fato de o encontro na capital acreana anteceder a Conferência das Partes COP 23 (6 a 7 de novembro, na Alemanha) deve servir também para afinar a agenda que os estados da Amazônia Legal pretendem levar para COP 23, como a realização do “Dia da Amazônia” em terras alemãs.

Programação
As discussões das Câmaras Temáticas – Consórcio, Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação e Turismo – começam às 8h da manhã (horário local) do dia 26 de outubro. A previsão é de que os trabalhos estejam encerrados às 17h45, quando serão lidas as cartas de cada Câmara. Às 18h está marcada uma reunião entre os governadores da Amazônia presentes e representantes das embaixadas da Noruega e Alemanha, Banco Mundial e o Ministério do Meio Ambiente.

Em relação à programação, é importante lembrar que a partir da 0h do dia 15 de outubro tem início o horário de verão para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, os relógios acreanos ficam com 3 horas de diferença em relação ao horário de Brasília.

A criação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal estava prevista no Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2008. A primeira reunião ocorreu em maio do mesmo ano, na cidade de Belém (PA). De lá para cá, foram organizadas mais de dez edições – todas elas resultaram em documentos que formalizam as reivindicações e compromissos assinados pelos noves estados da Amazônia Legal.
Leia aqui a íntegra desses documentos ( Link ).

O que: 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Quando: 26 de outubro.
Onde: Rio Branco, Acre.

 

Assessoria de imprensa

Julie Messias  – Jornalista responsável
+55 (68) 99226-0812
juliemessias@hotmail.com

Vássia Silveira   – Jornalista
+55 (68) 99907-2515

Caio Fulgêncio  – Jornalista
+55 (68) 98115-4923

Melissa Jares – Jornalista
+55 (68) 9211-0986