segunda-feira, novembro 19, 2018
FÓRUM DE GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL

Praça da Revolução Plácido de Castro

É a principal e mais antiga praça da cidade. A construção do quartel da Polícia Militar e do Presídio Ministro Vicente Rao (atual sede da Prefeitura de Rio Branco), durante o governo de Hugo Carneiro (1926-1930), definiu os contornos da Praça Rodrigues Alves, que seria inaugurada, décadas depois, pelo Governador Guiomard Santos. O lugar ganhou uma estátua do Cel. Plácido do Castro, comandante da Revolução Acreana, em 1964, passando a ser chamado de Praça Plácido de Castro. Após uma reforma ocorrida em 2006, a antiga praça ganhou ares de modernidade, exibindo piso de pedras portuguesas, mosaicos de granito, bancos em madeira, quiosques e um monumento de 12 metros em homenagem aos heróis anônimos da Revolução Acreana.
Av. Getúlio Vargas, s/n, Centro.

Palácio Rio Branco

O prédio histórico é considerado uma das principais obras arquitetônicas da cidade e começou a ser construído na década de 1920. Ele foi inaugurado em 1930, mas a conclusão das obras ocorreu somente em 1948, durante o governo de José Guiomard dos Santos. O projeto, assinado pelo alemão Alberto Massler, apresenta traços da Arquitetura Clássica, com destaque para as colunas na fachada principal. O lugar foi restaurado e revitalizado pelo governo do Estado no início dos anos 2000, e abriga, desde 2008, o Museu Palácio Rio Branco.
Aberto de terça a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 16h às 20h. Rua Benjamin Constant, s/n | Centro. (68) 3223-9240 / 99961-0224

Calçadão da Gameleira

É o centro histórico mais antigo da cidade. Fica na margem direita do Rio Acre e reúne um conjunto arquitetônico de antigos casarios. Destaque para o Cine Teatro Recreio, antigo Cine-Éden; a Gameleira, árvore que serviu de marco de fundação de Rio Branco; e o monumento erguido à Bandeira Acreana.
Rua Senador Eduardo Asmar s/nº – 2º Distrito.

Parque Ambiental Chico Mendes

É o maior parque ambiental da cidade. Ocupa área de 57 hectares e abriga um zoológico com espécies da fauna regional, trilhas ecológicas, mirante, pista para caminhadas, réplica de uma casa típica de seringueiro e o Memorial Chico Mendes, com acervo sobre a vida e o legado do líder seringueiro. Possui também praça de alimentação, com quiosques que vendem comidas típicas, parque infantil, academia aberta e área de piquenique. No local funciona ainda uma Ecoloja, onde são vendidas peças de artesanato, e um espaço de leitura.
Aberto de terça a domingo, das 6h às 17h.
Rodovia AC-040, s/n.(68) 3221-1933.

Horto Florestal

O parque foi criado na década de 1980 e ocupa uma área de 17 hectares cercada por espécies de árvores nativas – seringueira, castanheira, patoá, buriti, cedro, pau d’arco, entre outras. Oferece aos visitantes trilhas ecológicas, pista para caminhadas e equipamentos de ginástica.
Aberto de terça a domingo, das 7h às 12h e de 13h às 17h.
Avenida Antônio da Rocha Viana, Vila Ivonete s/nº. (68) 3228-2894

Parque Tucumã

Tem aproximadamente 3.600 metros de extensão e ocupa uma área situada entre os conjuntos Tucumã e Universitário. Possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, playground, quadras de esportes, praças namoradeiras e quiosques para lanches.

Novo Mercado Velho

O antigo Mercado Municipal, mais conhecido como Mercado Velho, foi construído no final da década de 1920. Em 2002, o espaço foi reformado, revitalizado e entregue à população. Ele abriga antigos comércios, bares, lojinhas de ervas, produtos religiosos, pensões, lanchonetes, cafés e uma loja de artesanato.
Aberto de domingo a domingo, das 6h às 18h.
Avenida Epaminondas Jácome, Centro.

Sítio Histórico Quixadá

A antiga cidade cenográfica, montada para as gravações da minissérie Amazônia (2007), abriga hoje um museu, duas pousadas, uma igrejinha e um restaurante com comidas típicas. Situado às margens do Rio Acre, a 18 km da zona urbana de Rio Branco, o espaço oferece trilha e a possibilidade de atravessar o rio de canoa.

Horário de  Quarta à Domingo  das 9h às 17h
Reservas : (68) 99204-4638

Parque da Maternidade

O parque tem 6 km de extensão e corta boa parte do centro de Rio Branco. Reúne quadras de esporte, ciclovia, concha acústica, playground, pista de skate, praças, restaurantes e lanchonetes. Nele ficam a Casa dos Povos da Floresta, a Biblioteca da Floresta e a Casa do Artesão.

EnglishPortuguêsEspañol