O Acre sedia pela primeira vez, no dia 26 de outubro, o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Rio Branco, uma relevante força-tarefa sobre assuntos relacionados aos nove estados.

O evento reúne governadores, assessores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Juntos, vão debater problemas comuns e políticas públicas que vão fortalecer o desenvolvimento da Amazônia, buscando mais apoio e ações do Governo Federal.

O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953, a partir da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região, correspondendo a uma área de 5.217.423 km²– ou seja, 61% do território brasileiro.

Além de abrigar todo o bioma Amazônia do país, o território corresponde ainda a 20% do Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense.

Os Estados buscam conciliar desenvolvimento, preservação e conservação dessa rica região, que abriga 55,9% da população indígena brasileira, ou seja, cerca de 250 mil pessoas, segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) em abril de 2005 da Fundação Nacional de Saúde  (FUNASA).

No primeiro dia da programação, ainda em caráter preliminar, ocorrem as câmaras do Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação, Consórcio e Turismo (que está em processo de criação), onde os secretários das pastas realizam discussões técnicas sobre as áreas e pontuam estratégias de ações conjuntas.

Os governadores Tião Viana (AC), Waldez Góes (AP), Amazonino Mendes (AM), Flávio Dino (MA), Pedro Taques (MT), Simão Jatene (PA), Confúcio Moura (RO), Suely Campos (RR) e Marcelo Miranda (TO), devem assinar a Carta do Acre. O documento, com reivindicaçõese pautas comuns aos estados, será encaminhado ao Planalto.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 como um dos 16 compromissos do Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado na época pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cada edição é formulada uma carta com várias medidas que visam o desenvolvimento sustentável da região.

Aberto Credenciamento

O credenciamento para a 16º edição do Fórum de Governadores pode ser feito na Agência Notícias do Acre (http://www.agencia.ac.gov.br/) acessando o banner do evento, que direciona para o seu hotsite. Os participantes podem se credenciar até o dia 25 de outubro.

Governadores, secretários e subsecretários, assessores, segurança e equipes jornalísticas podem efetuar o credenciamento, preenchendo informações como estado de origem, cargo, empresa ou instituição a que está vinculado, além de contato e dados sobre a chegada em Rio Branco.

Edição anterior

O fórum anterior ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto deste ano em Cuiabá, capital mato-grossense. Um dos marcos da edição foi a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, que tem o intuito de ordenar investimentos e captação de recursos direcionados aos estados envolvidos.

Encontro de Governadores do Brasil

Ainda no dia 27 de outubro, aprofundando as discussões com relação à segurança, o Acre também sedia o primeiro“Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma emergência nacional”.

Com várias autoridades estaduais e federais, o evento visa fomentar o debate e promover ações efetivas de combate ao narcotráfico diante da fragilidade nas fronteiras da Amazônia brasileira. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia já confirmou presença.