Representantes de nove estados que compõem a Amazônia Legal participam da 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorrerá no dia 26 de outubro em Rio Branco. Governadores do Peru, Bolívia e ainda o ministro do Meio Ambiente da Colômbia foram convidados pelo Governador do Acre, Tião Viana, para participarem do evento.

O convite feito às autoridades dos três países sul-americanos se deu devido às preocupações comuns, principalmente em relação à segurança nas fronteiras, bem como a proteção das florestas e biomas. 

No fórum, os governantes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, estados que integram a Amazônia Legal, discutem medidas e traçam estratégias em busca do fortalecimento do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O evento, realizado pouco tempo antes da Conferência das Partes COP 23 (de 6 a 17 de novembro), debate assuntos como Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação, Turismo, traz a proposta do Dia da Amazônia na Conferência e a possibilidade da oficialização do Consórcio Amazônia Legal, que visa facilitar o acesso a recursos destinados à região.

Criado em 2008, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal surgiu como um dos compromissos firmados pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como desdobramento, uma carta é formulada em cada edição e encaminhada ao Planalto.