Secretários de Turismo da Amazônia Legal vão se reunir, no dia 29 de outubro, em Manaus, com empresas da aviação civil para cobrar maior conectividade aérea na região.

Esta foi uma das definições resultantes do primeiro encontro da Câmara de Turismo, durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 26, em Rio Branco (AC).

Rachel Moreira, secretária de Turismo do Acre, conduziu o debate no fórum (Foto: Angela Peres/Secom-AC)

Ao longo do dia, secretários de turismo e técnicos de governo discutiram problemas comuns enfrentados pelos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

“São questões que afetam não apenas o turista que vem visitar a Amazônia, mas toda a população da região”, disse Rachel Moreira, Secretária de Turismo do Acre e responsável pela condução dos debates da Câmara de Turismo.

Para ela, a instalação da Câmara “é uma vitória do setor, porque a partir do momento que o tema entra na pauta principal dos governadores significa que eles estão dizendo: nós queremos o desenvolvimento da Amazônia através do turismo”.

Além da reunião com as empresas aéreas em Manaus, os secretários reunidos na Câmara também defenderam a criação de um roteiro turístico integrando os estados da região. “É o pontapé inicial de um grande trabalho que vai acontecer. A gente tem o exemplo do Nordeste, que quando se uniu alavancou o turismo na região, não só quantitativo, mas também qualitativo”, garantiu Rachel Moreira.