Estratégicas de comunicação integrada devem ser alinhadas durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre em Rio Branco na próxima quinta-feira (26). As ações conjuntas são destinadas a promover e divulgar de maneira permanente o desenvolvimento da região.

Na agenda está a criação de um portal que servirá para dar essa visibilidade às políticas de ação integrada entre os estados da Amazônia Legal. A capacitação de pessoas para utilizar o sistema também deve ser definida, bem como a inserção de materiais que vão auxiliar na organização das próximas edições do fórum.

Os secretários de Comunicação também vão discutir o planejamento da divulgação do Dia da Amazônia na Conferência das Partes (COP 23), marcada de 6 a 17 novembro em Bonn, na Alemanha. A data será uma oportunidade de articulação em busca de novos recursos de cooperação internacional, iniciativa privada e outros parceiros.

Um termo de cooperação entre as emissoras públicas de rádio e televisão da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – deve ser proposto. Além disso, os gestores vão definir a identidade visual do evento e a padronização do uso.

Por sediar o evento, a Secretaria de Comunicação do Acre (Secom-AC), por meio da secretária Andréa Zílio, é a responsável pela programação da câmara, mediação dos debates, bem como a síntese das discussões, que vai compor a Carta de Rio Branco – documento final que formaliza as temáticas abrangidas pelo fórum.

16º Fórum
O Acre sedia pela primeira vez o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A programação, no Resort Hotel Amazônia Rio, na capital acreana, tem início às 7h com a confirmação dos credenciamentos. O trabalho da câmara de Comunicação começa às 8h.