Por Vássia Silveira

O Acre ajusta, nos próximos dias, os últimos detalhes para receber o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento será na próxima quinta-feira, 26, em Rio Branco, capital do estado, e vai reunir além dos nove governadores da região, governadores do Peru e Bolívia, e representantes dos Ministérios do Meio Ambiente da Colômbia e Alemanha.

Assim como as demais edições, o 16º Fórum é aberto para um público específico, formado por governantes e técnicos dos estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins –, ONGs e convidados. Todos os participantes do evento devem fazer o credenciamento até a próxima terça-feira, 24.

Uma novidade é que esta edição marcará a primeira reunião da Câmara de Turismo. Entre as principais pautas deste encontro estão também os preparativos para a participação dos nove estados da região na Conferência das Partes (COP 23), em novembro, na cidade de Bonn, Alemanha. Segundo a chefe da Casa Civil do Acre, Márcia Regina, “O fórum vai fazer, junto com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil e Alemanha, um dia de discussões na COP para tratar a importância de uma nova economia que valorize a floresta e que, ao mesmo tempo, traga qualidade de vida, prosperidade e modelo de desenvolvimento que não utilize o desmatamento”.

Outras duas pautas devem avançar com as discussões em suas respectivas Câmaras Temáticas: a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e do portal para a promoção da Amazônia.