O 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico: uma Emergência Nacional serão abordados pelo governador Tião Viana na segunda-feira (16), durante coletiva de imprensa às 8h na Casa Civil, em Rio Branco.

Viana vai explicar as especificidades das duas programações, que recebem diversas autoridades nacionais e internacionais. O fórum está marcado para o dia 26 de outubro. Já o encontro ocorre no dia seguinte, ou seja, 27 deste mês, e tem a presença confirmada do presidente da República, Michel Temer.

16º Fórum

Para o fórum, o Acre recebe representantes dos outros oito estados que compõem a Amazônia Legal – Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – e ainda governadores do Peru, Bolívia, e embaixador da Alemanha no Brasil.

Meio Ambiente, Comunicação, Segurança e Turismo são assuntos que serão debatidos no dia, bem como detalhes a respeito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável e a agenda que a Amazônia vai levar para a Conferência das Partes COP 23, em novembro.

Encontro

O encontro deve receber, além de Temer, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado, Eunício Lopes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; além de vários ministros e governadores do país.

A fragilidade na segurança das fronteiras, narcotráfico e aumento da criminalidade são as temáticas que estarão em pauta. Uma das principais propostas da reunião é a criação de um sistema nacional de segurança pública, que pode unir a atuação e serviços estaduais e federais.